quinta-feira, 23 de março de 2017

passaportes e passagens

Bom, definidos os tripulantes da viagem, era hora de começar a pensar na logística das coisas: vamos por conta ou por uma agência de viagens, os passaportes precisavam ser renovados, correr atrás de documentos, ler muitos e muitos blogs com dicas e tomar as decisões.

Primeiro vimos a questão dos passaportes. No passaportes, no passagens! Não dá pra comprar passagem sem passaporte. Então, lá fomos nos (eu tomei essa frente). Aproveitei as férias de dezembro e reuni toda a documentação necessária. No site da Policia Federal, tem tudo a partir deste link. Aí dependendo das necessidades, o site vai te direcionando para o que é preciso providenciar.
No nosso caso (eu, Márcio e Nina), era  necessário certidão de casamento atualizada (porque eu mudei o nome), procuração e autorização para passaporte de menor de idade e alguns documentos mais fáceis de conseguir. Além é claro de pagar a taxa para confecção. Conseguimos agendar facilmente, após os pagamentos, o dia para irmos levar a documentação, tirar fotos, etc, etc.
em 10 dias os passaportes estavam prontos.

Nesse tempo, estudamos o que era melhor: organizarmos a viagem ou contratarmos uma empresa para fazer tudo.

Primeiro, montamos um roteiro (que não é o roteiro final, pois mudamos diversas e diversas vezes)  e simulamos passagens, hospedagens, gastos com passeios, aluguel de carro, meio de transporte entre um lugar e outro, alimentação, etc.

Com o roteiro pronto, cotamos tudo. E aí contatamos uma empresa para ter uma ideia de quanto a mais sairia a nossa "comodidade" de não nos preocuparmos com nada.

E... sai caro, gente... muuuito caro. O medo do desconhecido me fazia pender pro lado da comodidade. Mas o preço da comodidade me fazia colocar os pés no chão. E aí começamos a falar com que já fez esse tipo de viagem. Começamos a ter mais certeza das coisas. Começamos a conhecer mais os roteiros, os lugares, estudar os mapas, acomodações... meios de transporte. Lemos muitos comentários. A internet, né?!?  é um "must" nessas horas!!!

Por fim, vimos que não seria um bicho-de-sete-cabeças organizarmos tudo, desde que tivéssemos uma certa disciplina e planejamento de tudo (coisa que o Sr. Márcio tem de sobra, graças a Deus!).

E, com essa decisão tomada, com os passaportes prontos, enfiamos a cara e a coragem na internet e compramos as passagens de i-d-a! Porto Alegre - Munique (com uma conexão de trem em Frankfurt)! huhuhu!

Agora sim, dava pra ver a luz no fim do túnel (do trem Frankfurt - Munique, nesse caso!).

Era só o começo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí que a gente ama comentário!!!!! :)